27 de set. de 2011

Touradas e outras ignorâncias

Por incrível que pareça dessa vez nem vou comentar isso, e vou apena repetir que o culto civilizatório é irreversível.
Outro exemplo, creio, podemos considerar, ainda que tímido, mas que não deixa de ser um avanço em se tratando de outra estupidez milenar, foi a conquista do direito ao voto pelas mulheres da Arábia Saudita a partir de 2015.

Apenas lembrando ... (reproduzindo)

A Notícia, 26/09/2011

ARÁBIA SAUDITA

Mulheres ganham direito a voto a partir de 2015






O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou o direito de voto e eligibilidade nas eleições municipais às mulheres, a partir de 2015. Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidar a um cargo neste reino conservador.
--- --- ---
Diário Catarinense, 27 de setembro de 2011




FARRA DO BOI


Proibição na Catalunha gera debate no Estado






A proibição das touradas na região da Catalunha, na Espanha, medida que repercutiu no noticiário internacional, pode ser um argumento a mais no combate à farra do boi em SC.

É o que pensam ambientalistas que lutam pelo fim da prática no Estado, considerada crime ambiental.

– Agora não vai mais existir o questionamento de que “na Espanha pode, então por que aqui não pode?”. Essa proibição vai nos ajudar bastante, principalmente na questão moral, pois na questão legal a prática já deveria ter parado há muito tempo – afirma a tesoureira e ex-presidente da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu).

Por ser classificada como crime ambiental, a prática da farra do boi em Santa Catarina pode acarretar três meses a um ano de reclusão. Há ainda um acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a realização da farra.

– O planeta já não condiz mais com essas práticas violentas. Embora sejam contextos bem diferentes, a farra do boi aqui no Estado e as touradas na Espanha, o efeito nos dois casos é o mesmo, que é a violência contra um ser – diz o presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra Nery.

Apesar de acreditar que há avanços em relação ao tema no Estado, Nery admite que é mais difícil conscientizar adultos e pessoas mais velhas, e defende a educação das crianças desde pequenas. O Instituto trabalha há dez anos com um projeto de educação ambiental nas escolas, e já ensinou mais de 10 mil estudantes em Santa Catarina.

– Mostramos filmes para os estudantes, ensinamos que os animais também sentem fome, frio e medo – explica Nery.

A farra do boi ocorre em abril, durante a Semana Santa, principalmente em municípios como Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, Itapema, no Litoral Norte, e Navegantes, no Vale do Itajaí.

diario.com.br
>
Você acredita que o argumento de que farra do boi e touradas são tradições culturais pode ser usado em favor dessas práticas?



Aqui no blog tem diversas postagens sobre farra do boi, e em muitas delas as touradas são lembradas.


Clique aqui e veja que > A DECISÃO FOI TOMADA LÁ EM 2004


Clique e veja outras postagens como > POR EXEMPLO ESSA


Ah, sim... o argumento deles é que trata-de uma tradição? Clique AQUI


Um comentário:

  1. Meu amigo, mais uma vez venho falar que concordo com os comentarios sobre a farra do boi em seu blog, mas continuo dizendo que se fala muito pouco sobre os abusos dos rodeios. Estranho comparar com as touradas da espanha se temos exemplos tao perto de nos como as abuso que maltratam muito mais os animais são legalmente aceitos.

    como esse amigo que estimo não mandou isso como comentario para o blog, mas sim por email, prefiro não publicar seu nome)

    ResponderExcluir

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).