20 de abr. de 2014

Judas da Paz 2014






Nosso Judas da Paz 2014 bombou no Sábado de Aleluia entre o Mercado Público e o camelô no Centro de Floripa. Seria impossível registrar tudo, a reação das pessoas, todas as participações, mas temos aqui algumas imagens.
O que vi e ouvi ontem, principalmente de crianças e idosos, me deu a certeza de que ainda há tempo e podemos, JUNTOS, corrigir os rumos da humanidade, apostando, sim, no ser humano.





































Um comentário:

  1. O que vem a ser o Judas da Paz?
    La vai o release desse ano.

    Pelo 6º ano consecutivo, no sábado de Aleluia, dia 19/04/2014, será realizada a "Farra do Judas" ou "Judas da Paz".
    O Judas será exposto a partir da 10 horas entre o Camelódromo Central e o Mercado Público, no centro de Florianópolis, quando transeuntes e visitantes poderão fotografar e anotar recados e nomes de quem representa o Judas para si, entre outras brincadeiras.
    Idealizada pelo manézinho Kiko Ortiga em parceria com Halem Guerra do Ecosul e outros membros da "Confraria do Mercado", a Farra do Judas" já se tornou tradicional e entrou para o calendário da comemoração da Páscoa em Florianópolis.
    Diferentemente da brincadeira de Judas tradicional, o "Judas da Paz" não é judiado, malhado ou farreado, devido à conotação de paz e não violência para a qual foi idealizado.
    O "Judas da Paz" é também um contraponto à "judiação" da farra do boi ainda praticada em algumas comunidades do litoral catarinense durante a Quaresma, quando os "farristas" transferem para o boi a personificação do Judas.
    Nas fotos, momentos da "Farra do Judas" de anos anteriores com a exposição de um banner encomendado pelo Kiko Ortiga ao artista plástico André Bitencourt com a imagem de um boi crucificado sendo malhado, relacionando a tradição da malhação do Judas com a farra do boi.
    A brincadeira do "Judas da Paz" se insere também nas ações desenvolvidas pela Policia Militar de SC, GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC, Instituto Ambiental Ecosul e outras instituições, na prevenção à farra do boi na Quaresma, pela via do fortalecimento e valorização das verdadeiras e saudáveis tradições regionais como a própria "Malhação do Judas", a "Ratoeira", o "Boi de Mamão", o Terno de Reis", entre outras que estão perdendo a intensidade no Estado.
    Contatos:
    Henrique (Kiko) Ortiga: 48-9607.3133 - TIM
    Halem Guerra: 48-9934.0880 - TIM

    ResponderExcluir

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).