28 de set. de 2011

Sylvia Earle e os oceanos

Semana passada também soltei email sobre o ciclo de paletras do seminário Fronteira do Pensamento, comentei alguma coisa sobre Sylvia Earle, e prometi postar em breve um pequeno trecho do Natgeo com ela que já era para estar aqui no blog há muito tempo, e só não estava porque o software e a placa de captura e edição estavam desativados. Aqui está. 
Ache 10 minutos, ou quando tiver esse tempinho e lembrar venha ver isso.

Sylvia Earle - NetGeo

Sylvia Earle é reconhecida mundialmente por suas centenas de expedições marítimas. Ao longo das décadas de carreira na ciência do oceano, tornou-se Diretora Executiva de quase uma dezena de fundações e ONGs voltadas à proteção das águas.

Jornal do Almoço (RBS Fpólis) - Sylvia Earle

Recentemente, a doutora se uniu aos empresários Ted Turner e Sir Richard Branson para criar a fundação OceanElders. Juntos, eles pretendem colocar à preservação das águas como pauta prioritária nas agendas dos Governos mundiais.

"Agora é a hora. Anseio pela sua ajuda para explorar e proteger o oceano selvagem de forma que ele recuperará a saúde e, assim, assegurará esperança à humanidade." - Sylvia Earle

Nascida em 30 de agosto de 1935, na pequena cidade de Gibbstown (Nova Jersey - EUA), Sylvia cresceu numa fazenda aprendendo a valorizar a natureza sob influência dos pais. Aos 13 anos, a família se mudou para Clearwater, cidade na Flórida próximo ao Golfo do México. Foi que a oceanógrafa passou a ter contato direto com a vida marítima. Como recompensa aos seus esforços acadêmicos, Sylvia ganhou bolsas de estudos e trabalhou em bibliotecas ao longo da faculdade.

Após o mestrado pela Duke University (EUA), ela se afastou das pesquisas para formar sua própria família, mas seguiu na área de exploração marítima. Em 1964, ela se uniu a uma expedição para a Índia com a National Science Foundation. Em 1966, sua tese de doutorado a tornou uma das maiores especialistas da área, com sua detalhada análise sobre a vida marítima. Nos anos 80, Sylvia deu início ao Deep Ocean Engineering e ao Deep Ocean Technologies, projetos que desenvolvem tecnologias de ponta para investigar a vida sob os mares.

Dra. Earle também liderou o Google Ocean Advisory Council, grupo de 30 cientistas dispostos a desvendar as águas para o projeto Ocean in Google Earth. Suas mais de 70 expedições somam aproximadamente sete mil horas debaixo d'água e mais de 100 premiações mundiais por seus esforços.

Fonte:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).