O que aconteceu no Rio de Janeiro e que vem ocorrendo sistematicamente em outras regiões do Pais, na Austrália e na Alemanha nesse momento é apenas uma mostra do poder de reação da natureza enquanto a maioria continua cega e surda. Pergunte o nome dos participantes do Big Brother que em cada déz brasileiros mais da metade saberá pelo menos de alguns, dos mais bonitos, dos mais sarados, das mais vulgares, das mais... Em seguida fale sobre aquecimento global e veja o nível de interesse e a reação dessas mesmas pessoas.
Outros se desesperam, ficam tristes, ajudam, se tornam solidários, etc, enquanto autoridades anunciam medidas assim e assado que quase sempre ficam só no papél. Só que essa mobilização um pouco mais expressiva aflora quando vidas humanas, em especial parentes e/ou conhecidos são/foram atingidos.
Por que não agimos assim quando as vitimas são de outras espécies? O derramamento de oleo nos aceanos que destroi santuários de aves, peixes e acaba com a vida do hábitat, desmatamentos, incendios fora de controle, poluição do ar em níveis absurdamente inaceitáveis, enfim, por que pedidos de socorro e reações da mãe natureza buscando preservar a vida em sua plenitude ainda não ecoam com mais resultados?
Somos surdos e cegos aos sinais e gritos de socorro de outras espécies. Somos especistas. Acreditamos que a vida gira e tornos dos nossos umbigos. Pobres de nós!
Muitos que se arrepiam diante da TV com imagens de salvamento DE UM SEMELHANTE, e ate mesmo alguns entre os que salvam semelhantes, diante das imagens as daquela senhora que essa semana no desastre do Rio de Janeiro tentou salvar pelo menos um dos seus quatro cães, despresam, dão de ombros para sua atitude com discuros ESPECISTAS.
Esses pobres coitados não entenderam o recado da vida. No planeta deles só existe o semelhante porque o semelhante é a sua imagem, e salvando o semelhante "estará salvando a si mesmo, pelo menos em espécie."
Pai, perdoai-os... eles não sabem o que fazem!
A crítica não é dirigida exatamente aos que fazem alguma coisa, que salvam, sejam as vítimas humanos ou seres de outras espécies. O comentário/postagem aqui vai um pouco mais além, e não é precisa nada mais que olhos de ver e ouvidos de ouvir para enteder.
Estejam certos que os especistas intelectuais de titica ja estão com o discurso afiado. Mas nós também estamos. Ou pelo menos alguns de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).