25 de dez. de 2010

Valeu, José!

Noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, estou assitindo uma versão que ainda não conhecia entre tantas que contam a história da vida de Cristo, e eis que uma cena me surpreende.
O Filme "Jesus - A História do Nascimento", tratava-se apenas deste periodo, terminando quando Herodes fica sabendo do nascimento de Jesus, e, sem saber exatamente onde ele está, manda que seus soldados matem todos os meninos com dois dias de vida. O Império Romano jamais aceitaria um outro rei em uma de suas provincias.

Na trecho, Maria ainda com Jesus no ventre sobre o lombo de um jumento acompanha o soferimento de José, seu marido, exausto, a pé, porém determinado a chegar em Belém. Em certo ponto da viagem param para descansar junto a um rio e José lhe mostra tudo que tinham, um único pão como alimento (físico). Divide o pão com Maria, come um pequenino pedaço e quando Maria se distrai com o alimento José esconde em suas roupas a outra (sua) parte. Maria se deita, adormece, e José, mesmo faminto, caminha ate o burrico, tira do bolso o último pedaço de pão e dá ao animal.

A imagem é muito parecida mas não se trata da conhecida passagem "Fuga para o Egito", que vou colocar abaixo. 
Aqui, José, orientado  pelo anjo Gabriel, foge com Maria ainda grávida pare ter o filho em Belém. 

Fuga para o Egito
Ja nessa outra passagem, "Fuga para o Egito", José e Maria, ja com Jesus nos braços, fogem da fúria de Herodes. 
Essa foto é da obra talhada em madeira em tamanho natural no século passado na Itália, que faz parte do acervo de arte sacra da Catedral Metropolitana de Fpolis.   

Voltando ao filme... Meu Deus, minha Noite de Natal foi em paz com aquela cena, ainda que esse ano tenha perdido meu cunhado e alguns amigos. E quando falo de amigos não estou falando só de humanos.
Aproveitando... uma coisa que me intriga ha muito tempo, é que nunca li nada sobre as crianças inocentes que foram assassinadas por Herodes, e que, assim, salvaram a vida de Jesus ainda recém-nascido. Seriam eles hoje lideres das mais poderosas falanges dos Grandes Guardiões do Universo? Se o Cristo deu sua vida por nós, eles deram a vida por Ele.

Padres, pastores, sacerdotes, teólogos do mundo (e fanáticos) ... uni-vos!
(mas não adianta que o pessoal é fraco para comentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).