22 de jul. de 2010

Bar do Chico - Campeche

.
Sobre a questão do Bar do Chico, que a Floram demoliu e a comunidade garante que vai reconstruir, vejam essa nota em alguns jornais (DC e Horasc) hoje.

BAR DO CHICO
Moradores prometem reconstrução

Moradores da Praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis, prometem fazer um mutirão para reconstruir o Bar do Chico. O local foi demolido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) em 16 de julho por estar em uma área de preservação. A reconstrução está programada para sábado. O presidente da Associação de Moradores do Campeche (Amocam), Ataíde Silva, explicou que cerca de 150 moradores iniciarão os trabalhos para reerguer o bar, que funcionava desde 1980. Silva diz que a demolição revoltou a comunidade, pelo valor histórico do bar:
– Vamos nos mobilizar no local com materiais e ferramentas e elaborar um projeto para ver quanto isso vai custar para os moradores.
O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso, diz que a área onde estava bar é pública e qualquer pessoa que invada e tente fazer uma obra sofrerá a fiscalização da polícia ambiental. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Florianópolis, Marcelo Duarte, já salientou que o efetivo estará preparado para intervir em qualquer ação que ultrapasse uma manifestação pacífica. Ele adverte, também, que a tentativa de reerguer o bar pode ocasionar prisões.

...
Com toda certeza a força policial estará lá com todos os pelotoes como fazem contra estudantes, trabalhadores, manifestantes em geral. A imprensa deve registrar tudo. Vamos ver o que dá. 
Eu ja disse na outra postagem sobre isso, que poucas coisas me tiram do Mercado Público numa manhã de sábado, mas que muito provavelmente estaria la, e agora acho ate que posso afirmar isso. 
A lamentar, ficar a missão de bater de frente com a comunidade justamente para o Sub Tenente Marcelo,
promovido semana passada, nosso amigo, um parceirão de toda as horas.      

Um comentário:

  1. Vejam o texto postado por Canga Rubim em seu Blog. Explica mto bem porque somente casas ou bares como o do seu Chico vão para o chão.

    "Infelizmente aqui em nossa Cidade não haverá justiça por parte da PMF/FLORAM, enquanto os fiscais de meio ambiente não forem concursados, pois hoje os 40 fiscais de meio ambiente da FLORAM foram nomeados para atuar como fiscais pelo Prefeito Dário Berger. Você acha que um fiscal nomeado vai fiscalizar o que? Somente aquilo que o Prefeito e o Gerson Basso determinam. Se notificarem uma obra irregular de um protegido do prefeito correm o risco de serem exonerados e então perdem a pomposa gratificação. Como são servidores públicos com baixa formação acadêmica, a maioria eram motoristas, calceteiros, guardador de carros, enfim, vão fazer somente o que o chefe manda a fim de garantir a gratificação a mais no salário.

    O fiscal M.F. (um dos nomeados para fiscal pelo prefeito) que coordenou a demolição do Bar do Chico em APP, disse que só estava cumprindo uma determinação judicial. Então está certo. Decisão judicial não se discute, se cumpre. Contudo, cabe ressaltar que para se ter uma ação judicial contra uma obra irregular há que se ter primeiramente a atuação dos fiscais da FLORAM através da autuação da obra, depois a vontade política do órgão FLORAM/PMF em instaurar um processo administrativo e posterior um processo judicial para poder demolir a obra irregular. Hora, então para o Bar do Chico tudo isso foi feito. Mas pergunto: por que então que não temos mais ações judiciais determinando a demolição de tantas outras obras irregulares em APPs em nossa Cidade? É só andarmos por aí, principalmente a orla da Lagoa da Conceição, orla das inúmeras praias e verificarmos as inúmeras casas e bares igualmente em APP como o Bar do Chico. Por que os fiscais não notificaram essas outras tantas obras tbém? Simplesmente porque não há vontade política que isso aconteça e ai do fiscal que resolver desobedecer o patrão. Por isso que os fiscais deveriam ser concursados, aí teriam a segurança de notificar corretamente e não perderiam o cargo.

    Um exemplo claro da conivência do Poder Público com obras irregulares na Capital e de pessoas da classe média e alta, é o exemplo da Praia da Armação. A prefeitura preferiu proteger as casas construídas de forma irregular e clandestina construindo um muro com o dinheiro público. Isso é o maior exemplo de que a prefeitura age como empresa privada em prol de seus interesses e não da sociedade. Gostaria de ver apenas um Alvará de Construção daquelas casas que estão sendo protegidas por aquela muralha da impunidade. E as casas que estão em risco tbém ao longo da Praia do Campeche? A Prefeitura vai construir um muro da impunidade tbém ou vai deixar cair porque são de pessoas mais simples e que não fazem parte do Time do Prefeito como o Seu Chico?"

    Acho que a Cidade deve mobilizar um movimento para forçar esse Prefeito a exonerar todos esses fiscais nomeados por ele e que só servem para serem seus cabos eleitoral pagos com nosso dinheiro e exigir que seja feito um concurso público para contratação de fiscais como manda a Lei.

    José Luiz

    ResponderExcluir

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).