14 de jul. de 2014

Manchete equivocada - O Sol Diário



Me chamou atenção essa manchete do jornal O Sol Diário, do Grupo RBS, da região de Camboriú. 

Não se combate abandono de animais com abrigos. É claro que os que já existem precisam ser administrados (não dá para acabar assim de repente), em sintonia com novos conceitos.

Abandono de animais se combate com educação, palestras nas escolas, preparando os adultos de amanha para a posse responsável. De alguma forma os resultados também já começam aparecer, visto que as crianças levam para casa a mensagem, o novo olhar, e muitas vezes conseguem quebrar o ciclo de reprodução do modelo que acaba jogando nas ruas crias e animais indesejados.
Abandono de animais se combate com campanhas de castração, chipagem (identificação - pode ser tatuagem, sinais...), etc, etc, etc. Os abrigos em muito se aproximam de uma forma de enxugar gelo, tratando os sintomas e não a causa.
Não estou aqui atacando os abrigos. Longe disso. Os que já existem precisam ser administrados de forma que possam ir reduzindo, diminuindo o número de atendimento, as estruturas, ate que não haja mais razão de existirem. O que é preciso cuidar, e muito, é para evitar que novos abrigos sejam criados, porque nos modelos e conceitos atuais, bem como do futuro, eles perdem o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).