25 de out. de 2011

Do Facebook do amigo Tico Lacerda

Domingo de manhã antes de sair com a Cle para uma caminhada ate a Ponta do Coral, recebi no Facebook do Tico Lacerda, gostei pra caramba (postei um comentário dizendo que desconhecia por completo a história), e aqui vai para os amigos que volta e meia dão uma olhadinha no K1.

Ao que parece o Tico repassou, comentou, curtiu, sei la. Mas deixemos de onda e vamos la.
Muito legal! Era o cara!

Putz, vivi boa parte da minha vida ali do lado,m passei trocentas vezes (e passo ainda hoje) pela rua e não fazia a menor ideia disso. Muito legal!



Tico Lacerda

Vocês sabem quem foi o "artista Bittencourt"? Vejam que pessoa de valor!
 
Segue a história da Rua do Alecrim, renomeada de Artista Bitencourt em homenagem ao sapateiro Manoel da Silveira Bitencourt. Eis o relato de Cabral, vol. 1, p. 144: "... Mas, pouca gente sabe, mesmo hoje que, do que ganhava com seu ofício, reservava a melhor parte para comprar escravos, velhos ou doentes, para depois libertá-los, alforriando-os. Foi nosso maior abolicionista pois, enquanto outros discursavam, ele trabalhava; enquanto muitos propagavam a ideia emancipadora, ele a punha em prática. Muito negro foi liberto à custa dos calos que Bitencourt tinha em suas mãos, dos tostões economizados por Manoel da Silveira Bitencourt - o artista, cujo nome deve ser escrito sempre em maiúsculas, por não poder ser em letras de ouro, nas placas que o exibem na rua que foi a do Alecrim e que foi a de Santa Isabel - que, se transformou pães em rosas, serviu de modelo ao sapateiro, que transformara o sacrifício de seu trabalho em liberdade para pobres escravos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).