2 de abr. de 2011

Mais cartas dos leitores do JSC sobre as puxadas

As de terça, 29/03, já estão no blog.

Essa primeira abaixo é do dia 26, sábado, antes do evento. As demais obedecem a ordem por data.

As duas colunas do Maicon Tenfen, citadas, também estão mais abaixo.

Santa - Cartas, 26/03/11, sábado
PUXADA DE CAVALOS
Mais uma vez, animais indefesos serão vítimas de massacres numa competição cruel em Pomerode. Cavalos arrastando cargas que podem chegar a 2 mil quilos é a norma da disputa. A explicação está nas palavras de Albert Schweitzer: “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.
Maria Dirksen Braatz
Escriturária - Presidente Getúlio

Santa -  Cartas, 30/03/11, quarta-feira
PUXADA DE CAVALOS (1)
Aos críticos, deixo minha opinião sobre a puxada (Santa, 28 de março). Criticar todo mundo sabe, sendo que hoje a sociedade só forma críticos ao invés de líderes. Parece que criar uma ONG que defenda os direitos dos animais já é fazer muito. Mentira. Querem realmente defender os animais, façam isso todos os dias. Não discriminem animais, por raça ou espécie.
Thiago Antonio de Oliveira
Técnico de segurança do trabalho - Blumenau

PUXADA DE CAVALOS (2)
O ser humano evolui. Cada vez mais máquinas substituem o homem. E o cavalo? Ele já provou que é obediente e tem muita força. Que tal usarmos máquinas agrícolas para fazer o serviço pesado e tratar o cavalo com o respeito que ele merece? Vamos ter o cavalo como bicho de estimação. Tenho cavalo desde os 13 anos, hoje tenho 50, e não concordo com a puxada.
Walmor Kremer
Vendedor - Blumenau


Santa - Cartas, 31/03, quinta-feira  
PUXADA DE CAVALOS
O Santa (29 de março) divulgou que estavam presentes na festa da puxada de cavalos cerca de 400 pessoas. Esse número não confere, pois só para o almoço se fizeram presentes mais de 700 pessoas. Para quem estava torcendo para o evento não ter público, lamento. O público foi maior que o esperado. O cavalo não é um gato ou um cachorro, ele é um animal de força, eles estão acostumados a carregar muito peso pois trabalham no campo. Com certeza são muito bem tratados pelos donos, não duvidem disso!
Tatiane Just
Engenheira de produto – Pomerode

Santa - Cartas, 01/04/11, sexta-feira
PUXADA (2)
Magnífica a coluna de Maicon Tenfen. Exprime com sensatez a indignação que sentimos ao ver a Câmara preocupada com a puxada de Pomerode e nossa cidade jogada ao caos diário das filas de trânsito e das drogas consumidas a céu aberto, ou ao descaso dos hospitais e escolas públicas. Não sou a favor de puxadas, mas sei que estes animais são mais castigados na labuta diária. E quando não tiverem mais serventia às pessoas serão sacrificados, e não serão salvos por nenhuma ONG.
Lindomar Kempner
Representante comercial, Blumenau


- -

E já que estamos falando das cartas dos leitores do Jornal de Santa Catarina, não poderia deixar de colocar aqui, também, a enorme coincidência de encontrar uma do amigo Dilton (30/03), porém sobre outra questão. 

ENQUETE
As possíveis respostas ofertadas pela enquete Qual a principal causa dos acidentes envolvendo motos? (Santa, 29 de março) restringem as possibilidades. Em primeiro lugar eu apontaria a existência das motos, depois, mas não necessariamente nesta ordem, vêm imprudência dos motociclistas, imprudência dos motoristas e má condição das vias.
Dilton Mota Rufino
Professor – Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).