18 de jan. de 2011

Rio de Janeiro


Notícias sobre a tragédia

O Ecosul recebeu hoje ligação com  pedido de ajuda da Juliana da Combina-Petrópolis, que informou  que estava sem internet, telefone fixo e qualquer outro meio de comunicação a não ser seu celular, que o abrigo da entidade estava isolado desde ontem, sem notícias sobre as condições dos animais e sem acesso terrestre para enviar alimentação.

Tentamos amenizar sua angústia, informando que as primeiras 48 horas são realmente de caos total, que a WSPA já havia tomado a frente em uma grande mobilização nacional e internacional em socorro aos animais e que nós em SC estávamos integrados nesta nova rede e iríamos fazer a nossa parte.

Em seguida a WSPA com unicou que havia contatado com a Juliana e que ela finalmente havia conseguido um helicóptero com o Comandante Geral do BOPE para enviar ração aos animais do abrigo.

A WSPA também divulgou a tarde as seguintes informações.

Ø      Há duas formas de prestar ajuda neste momento: em dinheiro ou em em alimentos e medicamentos veterinários para animais.

Ø      As doações em dinheiro podem ser feitas por depósito em nome de Defensores dos Animais, no Banco Bradesco, agência 279-8, conta-poupança: 172813-0. Apenas essa conta é a oficial, coordenada pela WSPA. Todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças em prol do bem-estar dos animais.

Ø      Doações de ração para cães e gatos e medicamentos veterinários deverão ser encaminhadas para os endereços abaixo para entrega na própria região atingida.

Ø      A WSPA também fez contato com alguns parceiros para apoio à campanha. O Laboratório  Merial doará um lote de vacinas para prevenção da Raiva e Leptospirose, as quais serão encaminhadas para uma clínica veterinária parceira na região de Itaipava. A Pedigree confirmou a doação de 1 (uma) tonelada de ração para cães e gatos.  

Ø      A WSPA coordena essa ação em apoio aos animais, junto às seguintes ongs afiladas: Defensores dos Animais (Rio de Janeiro)
            GAPA (Itaipava) e a AnimaVida (Petrópolis), a Combina (Nova Friburgo)
            SOS Animal (Teresópolis), que estão se mobilizando regionalmente, visando minimizar os sofrimentos dos animais.

Ø      Na próxima segunda-feira, dia 17/01, dois especialistas da WSPA internacional chegam ao Rio para visitar o local. A instituição permanece em contato com os parceiros e está realizando um levantamento dos animais afetados para que possam ser socorridos, alimentados e tratados.

Ø      A área afetada reúne muitas espécies em abrigos, haras, sítios, além de centenas de animais abandonados nas ruas, cenário agravado pela situação atual das famílias desabrigadas. Segundo o último balanço do governo do Estado do RJ divulgado em 13/01, Petrópolis tem 6.500 desabrigados ou desalojados, e 1.500 casas total ou parcialmente destruídas. Em Teresópolis, são 960 desalojados e 1.280 desabrigados. Em Nova Friburgo, 3.220 desalojados 3.220 e 1.970 desabrigados.

Endereços para entregas de doações na região:

Ração, materiais, medicamentos:

- Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava (GAPA)
Telefone: (24)  2222-8419
                                          
Clínica Bicharada
Estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) – CEP: 25750-225

- Ong Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza)
Rua José Eugênio Muller, 36, Centro – CEP: 28610-010 – Friburgo – Rio de Janeiro

- Armazém do Gemmal
Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava – CEP: 25750-225
Tel: (24) 2222.0298.

CRMV do RJ se solidariza com as entidades, veterinários e demais voluntários e convoca a categoria para apoiar.


“O CRMV-RJ se solidariza com as vítimas da tragédia e estado de calamidade da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias e apóia a iniciativa da CCR, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, que montou posto de coleta na praça de pedágio da Ponte, lado direito de quem chega à Niterói. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Informações: (21) 2620-9333.

O Conselho apóia também a iniciativa da WSPA Brasil - Sociedade Mundial de Proteção Animal, que está solicitando o auxílio no atendimento aos animais feridos, soltos nas ruas da região atingida pelas chuvas. Os colegas Médicos Veterinários que puderem ajudar, favor entrar em contato com a WSPA através do telefone (21) 3820-8200, e-mail: wspabrasil@wspabr.org. Os animais desabrigados também necessitam de doações, tais como rações.”

Atenciosamente,
Diretoria do CRMV-RJ

 A RESA informa que as ongs, ativistas independentes e animais das regiões atingidas não contam só com o apoio e mobilização da WSPA mas também de toda a sua rede de filiadas, demais organizações de defesa dos direitos dos animais, classe veterinária e sociedade como um todo.

Halem Guerra Nery
Coordenador da RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais
Instituto Ambiental Ecosul
Fone: 48-9934.0880

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).