29 de nov. de 2010

Clássico


Sim, sim, sou Figueirense de coração, todos sabem, fundador (sócio) da Gaviões Alvinegros e com ela e com o Figueirense rodei por todos os cantos e estádios de SC nos anos 90, (curiosamente só não estive em Chapecó, terra da Cleci), brinco com os amigos avaianos, quero que o Figueirene vença todos os clássicos (rsrs), enfim, mas cá pra nós, os dois na Serie A em 2011 vai ser muito legal.

O Figueirense conseguiu o acesso com algumas rodadas de antecedência mas deixou escapar o título da Serie B em casa por conta de alguns resultados (empates e derrotas) indigestos. Já tem um vice-campeonato da Copa do Brasil e agora um vice da Serie B. O título ficaria bem no Scarpelli esse ano, mas além dos tropeços que teve (o Figueirense) em casa, o Coritiba veio forte e não deixou escapar. Isso que o Coxa jogou 10 jogos de seu mando de campo em Joinville, penalizado pelo que houve no Couto Pereira ano passado quando caiu.  

O Avai se manteve na Serie A com todos os méritos, e mais que isso, numa tarde brilhante do jogador Caio que comeu a bola e acabou com o jogo numa virada histórica em cima do Santos com Neymar e cia.

Sinceramente, acho que o cara merecia uma placa na Ressacada. "Neste estádio, no dia 28 de novembro de 2010, em partida contra o Santos FC pela Serie A do Campeonato Brasileiro, o atleta Caio, vestindo a camisa 10, marcou tres gols decretando a vitória (de virada) do Avai, mantendo o clube entre os 20 do melhor futebol do mundo."

Vamos ver como os dois começarão 2011 ja no campeonato estadual que inicia agora em janeiro. No mínimo campeão e vice. Se não for assim, é começar a rezar desde já contra o rebaixamento de novo.

Figueirense e Avai continuam dando as cartas do futebol de SC e assim será por muito tempo. É impressionante como cidades como Joinville, Chapecó, Criciúma, Blumenau, Lages e outras não conseguem se consolidar neste sentido. Se levantarmos o ICMS desses e de outros municípios e outros aspéctos que apresentam bom desempenho, fica difícil entender como o futebol, hoje um grande nogócio empresarial, o conhecido futebol empresa, não vinga e se arrasta. Basta observarmos que o investimento (do interior de SC) em volei, futsal, basquete e outros esportes os transforma rapidamente em referencial nacional.
Alias, SC foi um dos pioneiros no volei empresa no Brasil há décadas atras. Agora o futsal é a bola da vez em Jaraguá do Sul, o basquete em Joinville, entre outros exemplos.

A tradição (camisa) fala mais alto no futebol e é ai que a dupla da Capital se garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).