4 de ago. de 2010

VALE TUDO! (refazendo a postagem que foi editada com erros de digitação)

E não é a competição de artes marciais... é bem pior

(Na primeira edição dessa postagem (excluída) em certo ponto faltou o "não", o que acabou invertendo minha colocação)

“O estadista se preocupa com as próximas gerações; o político com as proximas eleições." - Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, falecido em 1965

Se fosse para colocar aqui tudo que se viu, se leu e se ouviu sobre, e principalmente contra o estaleiro da O$X, acho que ja teria feito isso. Mas sei lá, quem sabe uma hora dessas jogue tudo aqui.
Ate lá, vamos com umas pinceladinhas de leve.

A Samantha Buglione, por exemplo, tem dados que dão base para argumentações incontestáveis. Como ela, o Raul Longo também ja soltou alguns textos bem baseados, bem como o jornalista Laudelino Sardá e outros, inclusive o senhor (jornalista) Celso Martins, por quem não morro de amores desde que de forma desleal (sem me dar direito de resposta) me classificou de intolerante em sua extinta coluna Orelhão, do tbm extindo caderno AN Capital do jornal A Notícia, por conta de um contraponto que lhe enviei sobre farra do boi.

Mas voltando à questão do e$taleiro, quero postar aqui o link para um texto e uma imagem que quase me tirou o sono no final de semana. Sim, quase porque o meu humor não balança de acordo essas coisas.

O texto está aqui > Sambaqui na Rede

E a imagem? Veja a seguir e tire suas conclusões

Página (inteira) de encarte especial "E$taleiro O$X" publicado no jornal Notícias do Dia,
com circulação na grande Florianópolis, edição de 31/07 e 01/08 de 2010   
Histórias de pescador não trazem muito lucro (p/ eles).
Por isso a proposta (deles) é trocar os barcos (dos pescadores) pelos navios de dinheiro,
o que está explícito (em comunicação visual) na imagem e nos dizeres acima.
Só não vê quem não quer.

Entendi como uma tremenda provocação esse caderno especial publicado pela O$X e parceiros (PROACTIVA/Meio Ambiente, FECOMÉRCIO-SC, CONSTRUTORA SPINDOLA, SENGE (Sindicato dos Engenheiros no Estado de SC, FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), com quem está é contra o e$taleiro, sejam pescadores, comunidades envolvidas, ongs, ambientalistas, jornalistas, o próprio ICMBio (Instituto Chico Mendes), etc. 

Algumas poucas palávras dizem debachada, curta e grosseiramente que o e$taleiro não é história de (para) pescador e logo abaixo barquinhos feitos de dinheiro, representando os navios, substituem as embarcações desses mesmos pescadores, que assim como as comunidades envolvidas pouco ou nenhum valor tem para eles. A mensagem é que o equipamento vai movimentar a economia da região e que se dane o resto. É como dar um chute no traseiro de alguém e bater-lhe a porta na cara em seguida. O crime, portanto, não se limita à questão ambiental e aplica-se também contra as pessoas.

O dinheiro para esse tipo de gente é como a droga para o viciado. Basta lhes acenar com $$$ para se conseguir o que se quer delas. Não sei se sabiam, mas saiu no portal exame que 90% dos recursos para costrução do E$taleiro vem do FMM: Fundo de Melhoria Mercanti. Ja o lucro, esse vai todo para a O$X. Nada contra o saldo bancário do senhor Eike Batista, como de ninguém, mas assim fica fácil virar bilionário.

Encerrando, olhamos para os lados para ver com quem contar e nos deparamos com uma infeliz entrevista do ministro da Aquicultura e Pesca, que em todas as suas exclamações defende os (nesse caso) inimigos de sua pasta. O senhor Gregolin que deveria estar lá para defender a comunidade de pescadores mandou ver um discurso em defesa do e$taleiro.

Notícias do Dia, sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Tudo isso (que está em dicussão) é muito importante para a O$X."
(Ué, ministro, o senhor está ai para defender quem?)

"A preocupação é com os golfinhos."
Sem dúvida, senhor ministro, entre outras tantas coisas que o senhor não sabe, umas das preocupações é com os golfinhos, sim.

"Os parques das fazendas de maricultura podem ser deslocados."
Em pról do estaleiro vale tudo, né ministro?

Mas a melhor de todas foi dizer que...

"Ali (Governador Celso Ramos e região), a pesca artesanal não é muito forte."
Essa foi pra matar! Se em Governador Celso Ramos a pesca artesanal não é forte, onde será?


Opa, não se esqueça de ler o texto que citei la no início dessa postagem. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).