Dia 27.08.2010, durante o Fórum de Gestão Sustentável realizado na FIESC-Federação das Indústrias do Estado de SC em Florianópolis, foi realizada a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Expressão de Ecologia 2009.
A RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais recebeu o troféu Onda Verde na categoria Bem-estar Animal.
Troféu Onda Verde
Em seu discurso de abertura da solenidade de premiação, o idealizador do Prêmio Expressão de Ecologia e coordenador do júri, sociólogo e ambientalista Antônio Odilon Macedo destacou o crescimento das inscrições desde a criação da premiação, a ampliação das categorias acompanhando as variáveis sócio-ambientais, destacou a participação do presidente do Instituto Ambiental Ecosul Halem Guerra no processo e sua responsabilidade na introdução da categoria Bem-estar Animal a partir de 2005.
O trabalho da RESA foi citado com destaque pelo mestre de cerimônias, teve imagens das ações durante a tragédia projetadas nos dois telões e foi o mais aplaudido pelos presentes durante o recebimento do troféu pelas três representantes das organizações que compuseram a rede.
Foram indicadas para receber o troféu Carmen dos Reis Nery, Elizabeth Macgregor e Ana Corina Faustino da Silva, representando respectivamente as três organizações que idealizaram e operacionalizaram a RESA, o Instituto Ambiental Ecosul, a WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Blog Mãe de Cachorro. Por problemas de saúde de sua filha, Elizabeth não pode comparecer e foi representada por Silviane Arisi Mafalda, Coordenadora de Educação do Ecosul.
Porque estas mulheres
Carmen Nery é uma das mais antigas ativistas pelos direitos dos animais em SC. Desde que se transferiu de Caxias do Sul/RS para Joinville/SC em 1973, se dedicava juntamente com seu esposo a amenizar o sofrimento dos animais nas ruas, combater a caça de animais silvestres e aprisionamento de pássaros em gaiolas muito comum naquela região e outros mau-tratos.
Tratava e alimentava os animais errantes no bairro Glória em que residiam e orientava a vizinhança sobre formas de evitar a procriação e tratar sarna e outras doenças leves com fórmulas caseiras. Em 1979, se transferiu para Florianópolis, onde deu continuidade à sua militância voluntária independente.
Em 1982, participou juntamente com seu esposo da fundação da ACAPRA-Associação Catarinense de Proteção aos Animais, a 1ª ONG de defesa dos animais do estado, tendo ocupado por vários anos o cargo de Diretora de Operações. Carmen hoje é membro do Ecosul e se mantém como ativista atuante, dedicada e incansável, fazendo da sensibilidade, humildade, ética, amizade e solidariedade, as características mais marcantes e admiradas de sua personalidade.
Elizabeth MacGregor é uma das mais atuantes, competentes, capacitadas e respeitadas lideranças do movimento nacional e internacional de bem-estar animal. Gerente de Desenvolvimento para o Brasil da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal, foi a principal responsável pelo crescimento e organização das ações da organização no Brasil e pela ampliação de suas entidades filiadas que hoje somam mais de cem em todo o território nacional. Elizabeth dedica um carinho e atenção especial ao movimento de defesa dos animais catarinense, o qual considera entre os mais atuantes e produtivos do Brasil. E sempre faz questão de manifestar seu orgulho por todos os seis programas reconhecidos pelo Prêmio Expressão de Ecologia até hoje, terem sido de organizações filiadas às WSPA.
Ana Corina é uma ativista independente que teve a felicidade de criar um dos mais completos instrumentos de informação de massa virtual sobre defesa dos direitos dos animais, o Blog Mãe de Cachorro Também é Mãe. Profissional, exigente, dedicada e admirada, por seu conhecimento e competência conquistou um espaço importante num dos maiores jornais de circulação estadual, onde divulga ações, informações e tudo o que se relacionar com atividades em prol dos animais. Foi, juntamente com seu Blog, elemento de fundamental importância para o sucesso da RESA, mantendo informações atualizadas dia e noite e orientando doadores, voluntários e todos aqueles que de alguma forma se dispunham a trazer seu apoio naqueles momentos de crise e tragédia.
Silviane Mafalda é ativista atuante na região de Florianópolis e foi uma das duas únicas mulheres civis a participar das ações de socorro aos animais na região do Alto Baú e Baú Central. De personalidade marcante por seu otimismo, companheirismo e alegria, Silviane foi incansável no atendimento, medicação e alimentação dos animais durante a tragédia, sem se deixar abalar pela dimensão da tragédia, perder o bom humor ou demonstrar desconforto ou cansaço.
Professora de Ensino Fundamental e Bacharel em Direito, acredita que a mudança que buscamos com respeito ao reconhecimento da senciência e o respeito aos animais pela sociedade está na educação e por isto, se dedica a coordenar programas educativos no Ecosul.
A indicação pelo Ecosul destas heroínas voluntariosas para receberem o 17º Prêmio Expressão, é uma forma de homenagear todas as mulheres do movimento de defesa dos direitos dos animais, que perfazem mais de 80% dos ativistas e vem fazendo a história e trazendo respeitabilidade, conceito e profissionalismo à causa.
Ana Corina, Carmen e Silviane recebem o troféu Onda Verde
das mãos do presidente da FIESC
Silviane, o mestre de cerimônias jornalista Mário Motta,
o presidente do Ecosul Halem Guerra e Carmen Nery
Airton Ferreira da Silva, Secretário do Ecosul, Ana Corina, Carmen e Silviane
Fonte: Instituto Ambiental Ecosul
Leia aqui a coluna da Ana Corina, de sexta-feira passada, 27/08, no Notícias do Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar, se você tiver conta Google (email do Gmail) use essa opção abaixo. Se não tiver (conta Google), use a opção Anônimo e assine normalmente seu comentário como se faz, por exemplo, nos emails (Fulano de tal).