Começa hoje, 02/11, uma feira de cães e gatos com cerca de 500 animais - na maioria filhotes. Como "atração", apresentam exemplares da raça dog alemão,
considerada a maior do mundo, o chiuaua, que figura entre os menores, e gatos maine coon que chegam a alcançar 15 quilos, os maiores da espécie. Tudo para enganar o público que em sua maioria gosta mesmo de animais e paticipa de eventos desse tipo sem saber que está jogando contra os bichos e contra seus próprios sentimentos. Esses animais não recebem os cuidados mínimos como vacinas e outros. Nessas feiras as pessoas compram por impulso, as crianças acham boninhos, se encantam, levam sem considerar se haverá algum espaço para os animais em casa e principalmente nos seus corações.
Não dê animais de presente
Nessa época de proximidade do Natal, socorrro, presenteiam filhos, namorados(as), enfim, com animais "de estimação" como quem dá um caixa de bom bom,
uma boneca ou um carrinho de plástico.
Animais não não são brinquedo
É msmo, Kiko, e a gente pensa que essas feiras são legais e é bem isso, as crianças levam como se fossem brinquedo.
ResponderExcluirAMARAL
Querem passar a imagem de simpaticos e amiguinhos. Por que não ofereçem o espaço para os protetores realizarem feiras de cães resgatados nas ruas? É claro que o movimento não será o mesmo. Afinal, a moda das raças é que leva um monte de gente para essas feiras. Como eu disse na postagem, pessoas que ate gostam de animais, outras mais ou menos, mas que estão respondendo ao apelo dessa moda. Passada (essa moda), levam para os abrigos - sem falar nos abandonam deliberadamente - uma legião de animais. As ongs e os protetores que se virem e ouçam, por exemplo, o que disse aquela mulher sobre a situação do cavalo atropelado na Palhoça ha duas semanas registrada em outra postagem aqui no blog...."onde estão as ongs?"
ResponderExcluirAssim é facil, né?
É por isso que a palávra chave é EDUCAÇÂO. Temos que trabalhar pelas futuras gerações baseada no respeito a todos os seres viventes. Mas com os governantes que temos, socorro!
Uma materia hoje, sexta-feira, 04/12, no Notícias do Dia diz que a feira tem um veterinário responsável, mostra mocinhas que gostam de animais fascinadas pela feira e encantadas pelos bichinhos (e quem não fica e não se derrete diante daquelas criaturinhas?), etc.
ResponderExcluirUma delas, na foto da materia, parece apaixonada por um filhote, claro, da raça da moda. Será que ela ja foi em alguma feira de animais resgatados por protetores? E será que foi conferir essa feira como quem vai ao shoping center ver e saber das novidades do efêmero?
Há anos atras, numa outra edição dessas feiras em São José, uma amiga minha comprou um filhote de poodle toy. Dias depois o animalzinho entristeceu, parou de comer, enfim, adoeceu.
O diagnóstico? Sinomose, a conhecida doenças dos filhotes extremamente contagiosa.
O veterinário orientou que procurasse o criador e se assustou qdo ela disse que tinha sido comprado numa dessas feiras de animais - de comércio e não feiras de protetores.
Depois de muita procura o criador e a feira foram localizados no interior de São Paulo. O cidadão (criador), por telefone, disse para ela que nada podia fazer e alegou que o bichinho teria contraído a doença depois que saiu da feira. O veterinario contestou alegando a sinomose fica incubada por dias antes de manifestar os sintomas, e disse ainda para minha amiga..."A SENHORA NÃO SABE QUE NÃO SE COMPRA ANIMAIS EM FEIRAS? ESSES BICHOS NÃO SÃO VACINADOS POR CONTA DOS GASTOS, E SE UM TIVER UMA DOENÇA CONTAGIOSA, PRATICAMENTE TODOS OS FILHOS PEGARÃO, OU PODERÃO PEGAR.
Engraçado é que nas feiras das ongs e protetores todos os animais são vacinados, vermifugados, castrados, sem falar na avaliação que o candidato a adotante passa, além de outras informações que precisa prestar e confirmar quanto a espaço, verdadeira intenção que passe longe de qualquer impúlso, enfim.
Mas o público dessas feiras jamais chegará perto do das feiras de animais (vistos como mercadoria) com chamadas comerciais em horáro nobre e tal e toda a cobertura da mídia.
Graças a Deus os defensores dos direitos dos animais contam com o apoio de alguns veículos, colunistas e jornalistas.
Por que as feiras acontecem em São José e não em Florianópolis, assim como os circos com animais?
Leis aprovadas na Capital proibem essa exploração, graças ao trabalho do movimento em parceria com vereadores e outros apoiadores.
Os protetores do terceiro milenio se dividem e em grupos e organizações que trabalham no resgate de animais em dificuldade, os que focam na educacão na formação das novas gerações, propotas de leis, enfim.
Olá,
ResponderExcluirgostaria de pedir ajuda em relação a um animal abandonado (com sarna)no meu apartamento. Tenho dado comida e água para o bichinho há uma duas semanas. No entanto, as pessoas do prédio nao querem o animalzinho aqui. Dizem que ele cheira mal. Pediram que nao desse mais alimentação a ele. Por isso, peço encarecidamente que alguém (uma ONG ou órgão copentente venha buscá-lo e tratá-lo com carinho. Passei um email para o Centro de cinomose de São josé, mas nao me deram resposta. Aguardo um retorno. enflet@hotmail.com